sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tudo sobre o Boi Manaus 2011


Boi Manaus, um evento promovido pela Prefeitura em homenagem ao dia 24 de outubro, o aniversário de Manaus, data em que se comemora sua elevação à categoria de Cidade. Cada cantor lidera sua própria tribo, identificada por tururis (a versão manauara dos abadás), vendidos a preços módicos, que garantem o acompanhamento do trio elétrico dentro da área reservada do desfile.
As arquibancadas, com capacidade para mais de 40 mil pessoas, estão destinadas àqueles que não adquiriram o tururi, mas têm vontade de brincar.

ANA CLÁUDIA, JULIETA CÂMARA, MÁRCIA SIQUEIRA, LUANITA RANGEL, IANAYRA PONTE E VANESSA ALFAIA, formam o grupo AS AMAZONAS que estréia este ano no Boi Manaus. É a primeira vez que mulheres participam do Boi Manaus em um trio-eletrico, o que motivou o almoço realizado no Clube do Sesi, hoje à tarde.

Veja tudo sobre o boi Manaus, quem vai se apresentar, perfil dos artistas, estrutura que está sendo montada e a feira do tururi que começa no próximo dia 6 de outubro.


Video Boi Manaus 2011: 


Confira a programação da feirinha do tururis do Boi Manaus 2011:

-

Escolha o seu tururi do Boi Manaus 2011:
TURURIS BOI MANAUS 2011


Veja a cenografia "Todas as tribos", que irá deixar 
ainda mais bonito o bumbódromo


HISTÓRICO DOS ARTISTAS BOI MANAUS 2011

  • ARLINDO JÚNIOR Um dos ícones incontestes da música amazonense, Arlindo Júnior, conhecido como Pop da Selva, iniciou sua carreira artística aos 18 anos de idade, quando cantava nas noites de Manaus gêneros musicais que iam do forró às baladas românticas. Em 1988 formou o grupo de pagode “Levanta Poeira”, mas sua carreira se evidenciou em 1990, com uma estréia vitoriosa na função de Levantador de Toadas do Boi Caprichoso, no Festival Folclórico de Parintins. Nessa época, ele lançou o long-play “Brincando de Boi” e de lá para cá já soma dez CD´s independentes. Envolveu-se na produção musical do Boi-Bumbá Caprichoso há mais de dez anos. Com seu jeito caprichoso de ser, o Pop encanta os amantes do Boi com a maneira alegre e contagiante dos seus shows. Em novembro de 2005, lançou seu décimo CD dentro do Projeto “Meu Ritmo Meu Orgulho”, reunindo doze artistas de boi-bumbá como David Assayag, Prince do Boi, Israel Paulain e outras estrelas locais. Arlindo Júnior é um dos artistas mais consagrados do Boi Bumbá Caprichoso. 
  • AS AMAZONAS (ANA CLÁUDIA, JULIETA CÂMARA, MÁRCIA SIQUEIRA, LUANITA RANGEL, IANAYRA PONTE E VANESSA ALFAIA) ANA CLÁUDIA & JULIETA CÂMARA (DUETOS AMAZÔNICOS) A Amazônia é rica em biodiversidade e também em talentos que vão desde o típico artesanato ao deslumbrante festival folclórico de Parintins. Inseridas no contexto musical do norte, Anna e Julieta cantam toadas em Dueto, com músicas típicas que contam a história e tradição do povo da Amazônia. Com 3 anos de carreira o Duo já lançou dois CDs . O primeiro em 2010 no festival de Parintins, com o tema "Da Amazônia para o mundo". O CD possui 13 faixas com 3 diferentes idiomas, entre eles: O amor está no ar e Le chante de la Sìrene, em francês; I was born to love you, em inglês e Naiá em espanhol. Em fevereiro de 2011, Anna e Julieta fizeram turnê de divulgação do albúm pela Europa, em países como França, Londres, Escócia e Itália. Para o festival de 2011, o dueto lançou o segundo CD em versão promocional intitulado "Dueto amazônico canta o festival de Parintins", com 10 faixas contendo 5 do boi bumbá Garantido e 5 do bumbá Caprichoso. Anna e Julieta estão no cenário regional como mulheres que cantam toadas de boi, lugar este dominado pelos homens, mas que está sendo conquistado com inovação. O duo leva para o mundo por meio de suas vozes a cultura amazônica cantada em outros idiomas, mostrando por meio do canto a força e o talento das verdadeiras Amazonas. 
  •  MÁRCIA SIQUEIRA Nasceu no dia 10 de setembro de 1972 na cidade de Manaus, Filha do pastor Manoel Aury Siqueira e Januária de Aquino Siqueira. Sua primeira apresentação em publico foi aos 4 anos de idade, na ‘ Noite dos Talentos’ em Itacoatiara, interior do estado onde foi revelação. Tendo forte influência dos cantores evangélicos da época, Márcia começou a se destacar como cantora gospel, aos 15 anos estreou na noite Manauara como cronner em várias bandas de baile, ganhou vários festivais sempre como melhor intérprete. Morou por 10 anos no nordeste onde teve grande destaque como cantora recebendo o ‘Prêmio Meio Norte de Comunicação’. Voltando para Manaus em 1997 deu início a uma parceria importante na sua carreira juntamente com os grupos Raízes Caboclas e Regional Vermelho e Branco ,destacando também o inicio do trabalho junto ao Boi Bumba Garantido como back vocal, realizando shows dentro e fora do País. Em 2000 Gravou pelo projeto Valores da terra, seu 1° cd “Canto de Caminho” enveredando pela música amazônica, representou o Amazonas na EXPO 2001 em Hannover-Alemanha, produziu o musical “Mulheres do Brasil” Cantoras do Amazonas, que reuniu no palco grandes cantoras do estado. 2003 Gravou seu 2° cd “Encontrar Você”, Participou de projetos importantes como “Cantoria Amazônica” com o poeta Thiago de Mello no Rio de Janeiro, foi a convite da Casa Brasil se apresentar em espaços culturais em Munique-Alemanha e representar o Amazonas no “Brasil Plural”, realizou o show “A grande noite de Lady Day” interpretando canções de sucesso das décadas de 30, 40 e 50 imortalizadas na voz de Billie Holiday. Em 2005 Participou do “Novo Canto” a convite da cantora Eliana Printes, no Rio de Janeiro. Apresentou o espetáculo “Nós, voz e Elis...”, musical em homenagem a cantora Elis Regina, percorreu todas as capitais do nordeste no renomado “Projeto Pixinguinha” dividindo o palco com dois grandes artistas da Música Popular Brasileira, Joyce e Sergio Santos. 2006, Dividiu o palco com o grupo alemão de jazz “All Star” no Teatro Amazonas. Participou do “I Festival Amazonas Jazz”, evento que reuniu nomes consagrados do jazz internacional e nacional. Em 2007 Participou do espetáculo em comemoração aos 80 anos do poeta Thiago de Mello ao lado de Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Eliakin Rufino e Raízes Caboclas. Em 2009 Márcia Siqueira lança seu 3 cd ‘‘Nada a Declarar’’ interpretando musicas do compositor e artista plástico Rui Machado e em 2010 se tornou oficialmente a primeira mulher levantadora de toada a convite do Boi Garantido aos 38 anos e 23 anos de carreira. 
  • LUANITA RANGEL Nascida em Manaus (AM) e deslumbrada com a cultura e com os encantos que a música é capaz de oferecer iniciou sua carreira de cantora aos quatorze anos de idade, descobrindo o talento na igreja. Fez apresentações em vários municípios do Amazonas e participou de divulgações em mídia. Participou de bandas de baile com um repertorio eclético, experimentando vários ritmos musicais, inclusive internacionais (Banda Impaktoe Elite do Samba). Recusou alguns convites para bandas de outros gêneros, pois o toque Parintinense sempre teve destaque em seu coração, justamente pela riqueza da soma e combinação de letra e melodia do Boi Bumbá, que faz transparecer seus mais sublimes sentimentos e emoções. Tem alguns trabalhos gravados, incluindo jingles e participações em demos. Como backing vocal e cantora solo, foi integrante de grupos regionais (Arlindo Junior, Kamayurá e Carlinhos do Boi) e compôs a equipe base do Boi Bumbá Caprichoso. Participou da feirinha do Tururi e ainda participa do Carnaboi e Boi Manaus (backing vocal). Atualmente, aos 25 anos, faz parte da Banda Batucada (grupo responsável pelos ensaios oficiais em Manaus, do Boi Garantido, para preparação da execução musical no Festival Folclórico de Parintins), além de elaborar trabalhos assíduos do mesmo em casas de show de toadas (Clube da Toada, Toadeira Beer e Tropical Hotel). Foi a primeira mulher a interpretar toadas “do Garantido” no FECANI 2010 e apresenta-se em eventos decorrentes do determinado Boi Bumbá e em shows independentes, graças ao incentivo e apoio especialmente do público em geral. 
  • IANAYRA PONTE O domínio masculino no ritmo dos Bumbas pode estar com os dias contados. Com voz rouca e presença de palco garantida pela prática de teatro, a cantora Parintinense Ianayra aposta no sucesso da batida regional para alavancar a carreira na música. Ianayra começou sua carreira aos 11 anos como a Primeira Levantadora de Parintins no Boi Garanchoso. O primeiro passo para a cantora e atriz da Companhia de Teatro Metamorfose foi dado em 2003, com a gravação de seu primeiro trabalho, intitulado ‘O Amor Está no Ar’. Um CD bem eclético. Interpretando toadas como ‘Boi do Carmo‘ e ’Tempo de Trapiche‘ e as canções ’Sem Juízo‘, de Carlos Batata e ’O Amor Está No Ar‘, do Cileno, mas com uma versão mais para cima, dançante. Em 2007 gravou seu segundo Cd *Vou Te Esperar*com Toadas do Boi Garantido e Caprichoso e continuou sua trajetória em 2011 participou do Programa Ídolos da Tv Record sendo classificada com a Musica Amazonas de Chico da Silva , Hoje reside em São Paulo Fazendo apresentações no Piano Bar Nelson Gonçalves, e Hoje e Madrinha do Projeto Dinda do Governo de São Paulo entre outras atividades. “Cantar, Plantar Amigos e Semear no Coração”
  • VANESSA ALFAIA VANESSA ALFAIA PESSOA, NASCIDA NA CIDADE DE MARAÃ, AS MARGENS DO RIO JAPURÁ-AM, TERRA DA GRANDE DISPUTA ENTRE OS BOTOS TUCUXI E BOTO VERMELHO, COMEÇOU SUA VIDA ARTÍSTICA CANTANDO TODOS OS RÍTIMOS, COM SUA DESENVOLTURA E GRANDE POTÊNCIA VOCAL, SEMPRE ENCANTAVA A TODOS QUE PARTICIPAVAM DE SEUS SHOWS, VANESSA ALFAIA SEMPRE ESTEVE ENVOLVIDA NO MEIO ARTÍSTICO LOCAL, ENTRE CANTAR E DANÇAR, SEMPRE PARTICIPOU DA VIDA CULTURAL E FOLCLORICA DE SUA CIDADE, FOI ÍNDIA BELA, RAINHA DO FOLCLORE NA GRANDE DISPUTA DOS BOTOS, ITENS DE GRANDE IMPORTÂNCIA DA FESTA. POTA ESTANDARTE DO BOI GARANHÃO NA CIDADE DE MANAUS, MOSTRANDO SUA ARTE, NÃO SÓ NO CANTO COMO TAMBEM NA DANÇA. VANESSA ALFAIA SEMPRE CANTOU TODOS OS RÍTIMOS, MAIS O ENCANTO E A PAIXÃO PELAS TOADAS, FICARAM VISÍVEIS QUANDO DAS SUAS PARTICIPAÇÕES NOS EVENTOS, BAR DO BOI, CARNABOI E BOI MANAUS, SEMPRE COMO CONVIDADA, APARTIR DAÍ NÃO PAROU MAIS. O BOI MANAUS 2011 COM CERTEZA IRÁ CONSOLIDAR A ARTE DESSA JOVEM, QUE COM SUA BELA VOZ IRÁ ENCANTAR A TODOS. 
  • BATUCADA DO GARANTIDO Com batidas tradicionais, este agrupamento rítmico, conhecido também como “Os Camisas Encarnadas", forma o conjunto responsável pelo referencial rítmico do espetáculo que acontece no Festival Folclórico de Parintins. Homens e mulheres de todas as idades e camadas sociais de Parintins e de Manaus traduzem com seus instrumentos a percussão necessária para o som inconfundível das toadas. A Batucada se apresenta no Bumbódromo em Parintins com 400 ritmistas, deste total, 100 ritmistas são de Manaus. O slogan da Batucada é “ritmo, cadência e tradição”. Em Manaus, a Batucada conta com um quadro de 160 ritmistas que ensaiam e representam o Boi Garantido na cidade, participando de eventos artísticos e culturais e durante a temporada dos “Ensaios do Bumbas”, que ocorre anualmente no Sambódromo. O Peara Clemilton Pinto, desde 1997 é o Líder de toda essa nação, juntamente com uma Coordenação de voluntários que ajudam a engrandecer o nome do Boi Garantido e da Batucada. No evento Boi Manaus, a Batucada já participa há mais de seis anos, sendo que no primeiro ano, esteve no evento a convite de Carlos Batata e depois de uma brilhante apresentação, foi convidada pela Prefeitura no ano seguinte para tocar os parabéns para a cidade de Manaus. A partir daí, passou a fazer parte do quadro fixo de artistas desta festa, que é a maior representação cultural da Cidade de Manaus, realizada pela Prefeitura de Manaus. 
  • BRILHANTE Criado em 1982 no bairro da Praça 14 de Janeiro, o nome "Brilhante" foi decidido por sorteio. A agremiação foi legalizada perante as autoridades competentes e órgãos culturais e turísticos. A inscrição foi feita na Associação de Grupos Folclóricos do Amazonas, no dia 23 de março do mesmo ano. A partir daí, começaram os preparativos para a apresentação do boi no Festival de Manaus. O boi de pano foi confeccionado com a colaboração de toda a comunidade. A estréia do Brilhante no Boi Manaus foi em 1999. Em 2006, o boi passou de touro branco malhado para touro marrom, na tentativa de diferenciar o boi do rival Corre Campo, que é branco. Segundo os dirigentes do Boi, a mudança foi um sucesso e muito bem aceita pela comunidade. O fundador do Brilhante hoje ainda é o presidente da agremiação, Sr. Vilson Santos Costa (Coca). A atual sede do boi está localizada na zona leste, no bairro São José, mas realiza seus ensaios na Morada do Samba, ao lado do barracão da escola de samba Unidos do Alvorada. 
  • CANTO DA MATA Canto da Mata começou sua trajetória musical em 1994, em Parintins, quando a agremiação Boi Bumbá Caprichoso necessitava de músicos para a gravação da primeira fita cassete oficial. Em 1994, dois grandes cantores fizeram parte da formação da Banda. David Assayag e Arlindo Jr. Em 1995, Maílzon Mendes, Alex Pontes e Aluízio Brasil chegaram para fortalecer a Banda, inovando o ritmo do Canto da Mata. A Banda Canto da Mata já gravou cinco CDs próprios. Em 1997, o CD Ritmo Quente teve o selo da Polygram. No ano seguinte, a Banda lançou o CD independente “Pensando em Ser Criança”. Em 2000, o CD Canto da Mata Ao Vivo, foi gravado no Bar do Boi com as melhores músicas da banda e com sucesso de vendas. Em 2003 gravaram “Estou Feliz vou te Levar” e em 2006 “Novo Encontro”. O 6º CD da Banda Canto da Mata, é uma coletânea comemorativa dos 15 anos de historia da música amazonense. 
Os cantores e compositores (Alex Pontes, Alceo Anselmo, Maílzon Mendes, Neil Armstrong e Geraldo Brasil) todos os anos emplacam verdadeiros sucessos embalando e conquistando alegria no ritmo da toada. • CARRAPICHO O cantor Zezinho Corrêa começou a carreira artística no Teatro Amazonas, trabalhando como ator de peças infantis. No Rio de Janeiro fez escola de teatro e conseguiu aprender variadas técnicas da arte de representar. Além do teatro estudou artes plásticas, canto, dança e esgrima, chegou até a fazer cinema, aprendeu de tudo um pouco e isso contribuiu para ganhar experiência no trabalho com a música. Iniciou sua carreira como cantor no ano de 1980, demonstrando desde então um grande potencial artístico, que se confirmaria anos mais tarde. Em 1996 alçou vôo em turnê pela Europa com o Grupo Carrapicho, obtendo os primeiros sinais de reconhecimento de seu trabalho no exterior. Ganhou disco de platina duplo e ouro em países como França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia, Israel, Líbano, Argentina, Chile e Paraguai. Em 1997 alcançou o reconhecimento público em nível nacional no ritmo contagiante do boi-bumbá com a música Tic-tic-tac. O sucesso na Europa teve sem dúvida grande repercussão no Brasil e a voz de Zezinho Corrêa foi ouvida no mundo inteiro, era o grito forte e sonoro do amazonense alertando o país para a beleza da cultura do Norte. Hoje, Zezinho com o Carrapicho tem 27 registros em CD e um DVD para ser lançado ainda este ano(2010). 
  • CARLINHOS DO BOI Nascido em Manaus, Carlinhos do Boi iniciou sua carreira aos 13 anos de idade quando tocava em bares da cidade, onde se apresentava tocando vários ritmos musicais. Em 1990 foi convidado para cantar no Boi Garantido onde permanece até hoje. Já fez shows em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife e vários municípios do norte do país. Participa do evento Boi Manaus desde sua primeira edição em 1997. Sempre com seu público fiel e animado, embalados pelo carisma e pela alegria de Carlinhos, que interage e brinca com a plateia, o que já se tornou sua marca registrada. Hoje, Carlinhos do Boi conhecido carinhosamente pelos fãs como o “animal do boi”, canta com a sua banda composta por 16 integrantes, que além de toadas, também toca MPB, pagode, forró e outros ritmos e já representou o Amazonas em várias capitais brasileiras. Seus shows agitam o público e seu jeito alegre e irreverente contagia a todos em suas apresentações, sendo impossível ficar parado. Atualmente cursa o quarto período de direito e faz planos para a gravação do primeiro DVD da banda para deixar seu trabalho documentado e eternizar os ritmos amazonenses. 
  • CARLOS BATATA O cantor e compositor Carlos Batata nasceu em Presidente Venceslau, interior de São Paulo, onde começou a cantar aos 9 anos de idade, participando de vários festivais em toda a região como o Festival Nacional da Canção do Circo Mágico do Anhembi, Festival de Música do Teatro Záccaro em São Paulo, tirando o terceiro lugar no Festival Municipal de Música de Presidente Venceslau e vencendo o Festival Regional da Alta Sorocaba-SP. Chegou a Manaus em agosto de 1986 e participou por duas vezes do Festival Universitário de Música. Alcançou o segundo lugar no Fecani – Itacoatiara-AM em 1995 com a toada “Comunhão”, regravada pelo levantador de toadas do Garantido Paulinho Farias. A toada tornou-se um sucesso nas rádios e casas de eventos da cidade. Ingressando na carreira profissional em 1996, Carlos Batata lança o seu primeiro disco “Asas” que já apresentava um estilo próprio, introduzindo a guitarra distorção na toada e revelando as fortes influências do Rock na sua formação musical. Com seis discos gravados, sendo um instrumental, Carlos Batata, hoje é um dos levantadores oficiais do Boi-Bumbá Garantido e já se apresentou para um público acima de dois milhões de pessoas através de eventos como Reveillon de Manaus, Curral do Garantido, Carnaboi, Boi Manaus e outros. Mostrando um show vibrante, melodioso e dançante, Carlos Batata vem divulgando a musicalidade e a cultura do Amazonas para o Brasil e para o mundo. 
  • CORRE CAMPO O Boi Corre Campo surgiu em primeiro de março de 1942, no bairro da Cachoeirinha, no município de Manaus no estado do Amazonas graças ao entusiasmo do jovem Astrogildo Pereira dos Santos, Miro Santos, Antônio Altino da Silva, Dionízio Gomes, Mauro Cruz e outros que àquela altura brincavam no garrote ‘Tira Teima’. Apesar das dificuldades, a garotada não esmoreceu e começou a ensaiar. Dançavam no curral e nas casas onde eram solicitados. Com o desaparecimento dos bumbás ‘Caprichoso’ e ‘Vencedor’, o Corre Campo passou a dividir com o ‘Mina de Ouro’ a admiração e os aplausos do público. Em 1952, o Fast Club promoveu um festival no antigo campo do Ipiranga e o Corre Campo tirou o 1° lugar. O mesmo aconteceu em 1957, quando foi promovido o 1° Festival Folclórico no Estádio General Osório. O primeiro boi era armado de perna manca, cipó e cobertor de flanela. Em 1945 encomendou-se a Lauro Chibé, um boi que durou até 1970, quando então Miro desmanchou e fez outro mais moderno, introduzindo modificações como mexer a orelha, o rabo e mostrar a língua. Atualmente foi confeccionado um boi mais moderno pelo artista plástico Jair Mendes. Os figurinistas Custódio, João e José Luiz, são responsáveis pela beleza policrômica das fantasias. 
  • CÉZAR PINHEIRO Começou sua carreira como cantor de boi no Regional Vermelho Branco (banda de toadas) em 1997, banda que fazia muito sucesso na época. Depois formou sua própria banda chamada de “Canto da Tribo” onde começou um trabalho de divulgação da cultura (boi-bumbá) nos bares da Ponta Negra, e no final de 1997 foi convidado a fazer shows na Venezuela, mais precisamente na Ilha de Margarita no Hotel Hilton, onde realizou no total de cinco shows. Ao retornar ao Brasil, continuou a fazer shows nos bares da Ponta Negra e sempre sendo convidado para cantar em outros estados do país como Brasília, Pará, Roraima etc. Foi no ano de 1999 que sua carreira despontou, sendo convidado a fazer shows na Europa, mais precisamente na Itália (país base) onde realizou mais de 350 shows em diversos países também como Suíça, Alemanha, Eslovênia, Croácia, Áustria, etc., durante sete anos de turnê sempre durante o verão europeu. No ano 2000 participou da edição Boi Manaus e devido às turnês não participou das edições 2001 a 2005, retornando nas edições de 2006. 
  • CLÉCIO BRASIL Aos 7 anos de idade já cantava diversos tipos de música. Sua primeira experiência como cantor de Boi-Bumbá foi como puxador oficial do boi mirim “Estrelinha” no município de Coari. Em 1995, seguiu para Manaus, onde começou a fazer diversos shows, com músicas variadas. O Bar e Restaurante O Laranjinha foi um dos locais em que se apresentava com grande freqüência. A carreira de cantor de Boi-Bumbá em Manaus começou com a realização de eventos para atrair turistas no bar onde se apresentava. A partir desse momento, montou uma banda de boi. Os shows foram se expandindo para empresas do Distrito Industrial de Manaus, Hotéis de Selva, Festivais Folclóricos, e em outros municípios. Um dia fazendo uma participação especial com o Grupo Kuarup no Hotel Ariaú, surgiu a oportunidade de fazer a primeira turnê internacional, no ano de 1999 em Singapura, onde passaram 2 meses, tocando inclusive no Reveillon e depois seguindo para Frankfurt na Alemanha. A terceira turnê veio com o grupo Raízes de Um Povo, no ano de 2003, onde foram para Korea do Sul e passaram 6 meses fazendo shows por toda as cidades koreanas. Recentemente, é o atual levantador do Boto Vermelho no município de Maraã, e também dos festivais das danças no município de Tefé na dança Os Nativos. No ano de 2006, realizou um dos grandes sonhos, participar do BOI MANAUS, se apresentando para cerca de 200 mil pessoas, fazendo parte do rol dos 29 artistas do maior evento popular da cidade de Manaus. 
  • DAVID ASSAYAG O cantor nasceu na cidade de Parintins, interior do Amazonas e aos seis anos de idade, em um grave acidente, ocasionado por um tombo, perdeu parcialmente a visão, indo a tratamento na época, para a cidade de Belém (PA). Oito anos depois, sua mãe Nilce Assayag resolveu buscá-lo para morar com seus irmãos. O início de sua carreira foi em 1982, quando o mesmo participou como calouro musical no Arraial de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Palmares e foi sucesso absoluto, se classificando nesse ano em primeiro lugar. Depois desse episódio não parou mais, em 1984, começou a cantar profissionalmente como voz principal da Banda Raízes da Terra, banda versátil que contagiava a garotada. A próxima etapa de sua carreira seria seu contato com o Boi-Bumbá, e também com as cores vermelho e branco, do Boi Garantido. Em 1998, mesmo sendo do Garantido, aceitou o convite do senhor José Carlos Portilho, para gravar as toadas do Boi Caprichoso deste ano ao lado de Arlindo Junior. Em 1990, o compositor do Boi Garantido Tadeu Garcia, convidou David Assayag, para se apresentar no Clube Nostalgia em Manaus, substituindo Paulinho Faria. David Assayag encantou o público e passou a ser chamado de “Rei David”. Em 1993, se apresentou, pela primeira vez, na arena do Bumbódromo como levantador oficial de toadas do Boi Garantido. Desde 1995, o cantor grava o CD de toadas oficiais do Boi Garantido, tornando-se presença obrigatória em apresentações desta associação folclórica e também em eventos sociais e artísticos na Amazônia. Em 1997, é aclamado o artista mais popular do norte/nordeste, recebendo das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso a Comenda de Honra ao Mérito Cultural. Neste mesmo ano, Fafá de Belém leva a voz da Amazônia para o mundo com a toada “Vermelho” de autoria de Chico da Silva, gravada com sucesso no ano anterior por David Assayag, no CD, Lendas, Rituais e Sonhos com as toadas oficiais do Boi Garantido. Ainda em 97, representa o Brasil no 12º Festival Internacional de Cultura em Bogotá; Colômbia. No Festival da Cultura Internacional, em Olímpia, São Paulo mais de 35 mil pessoas fazem um coro na toada “Vermelho”, emocionado o rei da toada chora. Em 2010, uma reviravolta na carreira de David Assayag, o mesmo assina contrato de 4 anos com o Boi Caprichoso. David Assayag é chamado carinhosamente de “Rei” por seu público e é aclamado pela crítica como grande representante da Amazônia como cantor, por sua performance de voz, seu grande carisma e seu enorme talento.
  • EDILSON SANTANA A banda Amazon Beach nasceu em 2002 com o propósito de tocar ritmos variados como qualquer banda de baile. Tudo como diferencial a qualidade de seus cantores e músicos, mantendo a mesma formação desde o seu inicio, o que mostra a união, entrosamento e o amor pela banda. Edílson Santana, seu líder, canta bailes há 22 anos, com vasta experiência no ramo. A banda Amazon Beach durante seus 7 anos de existência vem tocando casamentos, aniversários, formaturas e outros em casas de eventos como: Dulcilas, Casa de festas, Elegance, Toscana, Diamond, e show-baile em casas como Toc-Toc, Hausbier e no Fellice tocamos durante 2 anos, de 2005 e 2006. Aos sábados, tudo uma grande aceitação por parte do público fazendo os ritmos mais pedidos como rock and rool, axé, pagode, anos 70 e 80, dance music, xote, forró, lentas, sertanejo, etc. 
  • FABIANO NEVES O cantor e compositor amazonense, Fabiano Neves, iniciou a carreira artística aos 19 anos de idade como intérprete de bandas no estilo regional. Ingressou no Boi Caprichoso no ano de 2002, realizando ensaios junto à Marujada de Guerra, e no ano seguinte foi convidado pela diretoria do Movimento Marujada a ser um dos integrantes oficiais do Bar do Boi Caprichoso. Participou de eventos de grande expressividade cultural a nível Regional e Internacional, quando na oportunidade representou o Brasil no Encontro da Cultura Mundial (Culture World - 2004) sediado na Cidade de Bucheon, Amostra do Folclore Internacional na Cidade de SeongNam (2004), e uma temporada de 3 meses com temática Amazônica no Lotte World (Cidade de Seoul - 2005) um dos maiores parques de diversão do Mundo, ambos na Coréia do Sul. Foi uma das atrações durante quinze dias do XXV Salão Internacional do Automóvel realizado no Iguatemi em São Paulo, além de diversos eventos focados ao público brasileiro em Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba – Bolívia. Realizou intercâmbio cultural na Cidade Bangkok na Tailândia e atualmente integra um dos maiores eventos da Região Norte, o Boi Manaus, que reúne 150 mil pessoas em cada uma das três noites na micareta em ritmo do boi-bumbá, no qual realizou lançamentos musicais em sua vertente de compositor. Este ano estará realizando no Boi Manaus 2010 o show dos seus 10 anos de carreira. Além dos dons relacionados à música, o artista também é personagem integrante de importantes grupos culturais em festivais folclóricos de renome como é o caso do Festival Folclórico do Amazonas em que Fabiano Neves foi o apresentador oficial do Boi-bumbá Brilhante e da Ciranda Império, no interior do Estado do Amazonas o artista apresentou o Acará-Disco no Festival dos Peixes Ornamentais e Ciranda Flor da Paixão em Itacoatiara, e no tradicional Festival do Sairé no Estado do Pará, apresenta o Boto Tucuxí com muito talento para todo o Brasil. Como Fonoaudiólogo, anexou o seu talento inconfundível a pesquisas e conhecimentos científicos em comunicação e voz. 
  • FÁBIO CASAGRANDE Fábio Casagrande é amazonense de Manaus, cantor, compositor, apresentador, organizador de eventos e atualmente é o Secretário da Associação dos Intérpretes e Compositores de Toadas do Estado do Amazonas, a PUXIRUM. Iniciou sua carreira artística há aproximadamente 12 anos, ao lado de seu irmão Casagrande (falecido em 1998), na banda Brasil Samba Show. Os dois organizaram uma banda de Boi-Bumbá chamada Tupinambá. Com a passagem de Casagrande, Fábio decidiu homenageá-lo e dar continuidade ao sonho de seu irmão, valorizando a cultura amazônica através da toada. Fábio é sempre uma das atrações em eventos de grande popularidade em Manaus. Fábio Casagrande lançou seu terceiro CD com um repertório bastante eclético, com toadas, pagode, zouk e xote. Um dos objetivos do cantor, que já se apresentou em diversas cidades brasileiras, é mostrar o lado mais dançante e ousado da cultura do Boi-Bumbá e ter seu talento reconhecido nacionalmente. 
  • GARANHÃO Com o ideal de resgatar as raízes folclóricas do Bairro de Educandos surgiu a ideia de se criar um grupo folclórico diferente. Essa ideia teve a inspiração de alguns moradores envolvidos com o folclore. No primeiro momento esse projeto tinha como objetivo criar um grupo folclórico que pudesse ao mesmo tempo, envolver a juventude e toda a comunidade da Cidade Alta (como é carinhosamente chamado o bairro de Educandos) e despertar o amor pelo folclore para não deixar morrer nossas raízes de tantas tradições. No dia 16 de junho de 1991, após discussões de várias propostas, optou-se em se criar um Boi Bumbá nos moldes dos que estavam empolgando o momento vindo da cidade de Parintins. O nome Garanhão foi proposto para homenagear o Bumbá Garantido e a cor preta do boi, para homenagear o Bumbá Caprichoso. Para formalizar a sua existência, “Associação Cultural Folclórica Educandense Boi Bumbá Garanhão” foi escolhido como nome oficial. No ano de 1992, o Bumbá Garanhão fez sua estréia no Festival Folclórico de Manaus, apresentando-se como categoria extra no Centro Social Urbano do Parque 10. Garanhão detém os títulos de 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1998, 2000, 2001, 2003, 2006, 2009 e 2010. Foi vice nos anos de 1997, 1999, 2002, 2007, e 2008. No ano de 2004 não participou do Festival e no ano de 2005 não houve disputa. O Boi Bumbá Garanhão participa do Boi Manaus desde sua idealização, ou seja, desde 1999.
  • HAMIRALDO DA MATA Hamiraldo da Matta Vianna Costa, nascido em 17 de dezembro de 1967 é formado em administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, com especialidade em Marketing de desenvolvimento em todos os seguimentos Comerciais e Humano, filho de Heraldo Vianna Costa e Leonia da Matta Costa. Iniciou sua carreira artística na década de 80 quando se apresentava com shows acústicos nos bares de Manaus dividindo apresentações com Cileno, Zezinho correia entre outros. Sua carreia teve uma mudança no seu estilo musical quando passou a ser integrante da Banda Sangue Azul de Parintins. A partir de sua iniciação no boi nos no inicio dos anos 90 passou a ser vocalista (levantador) da Banda Amazônia, do Garantido, logo em que o levantador oficial da mesma Robson Jr, passou a ser levantador do boi caprichoso. Assim, Hamiraldo da Matta, chamado artisticamente, passou a ser cantor oficial do boi garantido de Parintins sendo uns dos nomes indicado pela diretoria do Garantido nos eventos de Manaus e em Parintins uma das grandes atrações artística no Boi Manaus e Carnaboi. Já se apresentou em diversos municípios do amazonas e fora do amazonas tais como, Boa Vista, Roraima, Rio de Janeiro entre outros. 
  • HELEN VERAS Helen Veras Filho é músico, cantor, compositor, poeta, produtor musical e folclorista. Revelou-se no meio artístico por ter alcançando o quarto lugar no FICO nacional realizado no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo em 1993. É criador de algumas das melhores toadas do maior Festival Folclórico do Brasil, e é compositor oficial o Boi Bumbá Garantido. Helen Veras tem todas as suas músicas editadas na Universal Music/RJ, antiga Polygram. Em 1998 foi o campeão do Festival de toadas da Fundação Vila Lobos. O artista já teve seu trabalho divulgado no País inteiro, através do CD do Circuito Cultural Banco do Brasil (2000) e na “Festa do Boi” feita aos participantes do programa Big Brother Brasil em 2002, da Rede Globo, em que foi convidado pelas Escolas de Samba Portela(2002), Beija Flor(2004) e Grande Rio(2006) à participar das escolhas dos sambas que homenagearam o Amazonas. Foi o único compositor a participar do “Bulls of the Amazon” programa gravado em Manaus e Parintins, exibido em oito Países na Europa. Helen Veras Filho participa há 10 anos do maior evento de comemoração de aniversário da cidade de Manaus com seu grupo musical denominado "TRIBO DO VERAS". Já participou de intercâmbio cultural nas cidades de Salvador, Fortaleza, Parnaíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Compôs a toada “ O Reino das Arvores” que tirou em terceiro lugar no Fecani 2005, e que ganhou prêmio a nível nacional pela UBC (União Brasileira de Compositores) no Rio de Janeiro. Em 2008 lançou o CD " Amazônia - O Reino das Arvores" com 18 músicas mais tocadas nos últimos treze anos no Festival de Parintins na voz de David Assayag. No ano de 2008 foi convidado pelo Ministério da Cultura a participar do encontro latino-americano de música que retratam e defendem as causas ameríndias em Lima no Peru, finalizando esse evento na cidade lendária dos incas, Machu Picchu. Em 2009 se apresentou para os representantes da COP 15 na cidade de Manaus e em 2010 foi convidado a fazer a abertura do maior evento cultural da Europa realizado na Alemanha. Paralelamente ainda faz trabalho sócio culturais nas Aldeias S.O.S Brasil e APAE, incentivando crianças e jovens a trilhar o caminho das artes para um brilhante futuro. 
  • ISRAEL PAULAIN Estamos falando do CANTOR, INTÉRPRETE, COMPOSITOR, COMUNICADOR, BACHAREL EM DIREITO e APRESENTADOR DO BOI-BUMBÁ GARANTIDO ISRAEL PAULAIN, um menino prodígio parintinense, que nasceu com o destino abençoado por Deus para fazer sucesso. Filho da professora Regina e do radialista e compositor Carlos Paulain de tantos sucessos no Boi Caprichoso, dentre eles, a toada “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”, Israel curiosamente é um torcedor apaixonado pelo boi Garantido, (é o único dos três filhos que avermelhou). Seus primeiros contatos com o público e a emoção de ser Garantido começaram no ano de 1988, aos 5 anos de idade, onde incentivado pelo seu tio Salomão Cohen, começou a participar da linha de frente da batucada vermelha e branca, onde permaneceu até 1994. Desde criança sempre gostou da comunicação, da arte de escrever poesias, compor músicas (toadas), cantar, apresentar e animar shows, sendo apresentador de programas de rádio em Parintins. Ainda em 1995, aos 11 anos, se tornou locutor oficial do Boi Garantido fazendo a chamada do apresentador da época Paulinho Faria, na presença de mais de 40 mil pessoas. Após esse acontecimento, Israel passou a ser conhecido pelo público e pela imprensa como o Futuro Apresentador do Boi-Bumbá Garantido. Sua paixão pela música em especial pela toada de boi-bumbá despertou com muito mais ênfase no ano de 1998, onde iniciou oficialmente sua carreira de cantor paralelamente a sua carreira de apresentador, lançando em todo o estado do Amazonas, o seu belo show. Israel já esteve em alguns estados brasileiros representando a cultura parintinense, como PARANÁ, MINAS GERAIS, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, BRASÍLIA, e BAHIA, tendo o privilégio de participar do carnaval baiano cantando a toada “VERMELHO” de Chico da Silva com a cantora Daniella Mercury no circuito Barra Ondina em fevereiro de 2007. E também apresentações internacionais, como em HANNOVER (Alemanha) em outubro de 2000, evento Expo Hannover (Exposição de todas as culturas do mundo) e em PARIS (França) em julho de 2005, no ano do Brasil na França, dando uma significativa impulsão em suas pretensões no sucesso internacional. Na agenda de eventos tradicionais do Amazonas, destacamos a participação de Israel Paulain no CARNABOI, BOI MANAUS e CARNAILHA. Em junho do ano de 2006, Israel Paulain representou com muito orgulho o nosso Amazonas no Programa nacional SABADAÇO do apresentador Gilberto Barros, da TV BANDEIRANTES. Por tudo isso e muito mais, temos o prazer de apresentar para o mundo, uma das maiores revelações do boi-bumbá Garantido e da música amazonense de todos os tempos, o astro das toadas avermelhadas, Tetra-Campeão na sua estréia em 2002 e Tri- campeão do festival folclórico de Parintins em 2006, 
  • JUNIOR PAULAIN Jr.Paulain, nasceu em Parintins e tem apenas 22 anos, é músico, cantor, compositor e apresentador oficial do Boi Bumbá Caprichoso. É filho do compositor Carlos Paulain, autor da toada considerada hino do Caprichoso “Ninguém gosta mais desse boi do que eu” e irmão de Israel Paulain, apresentador oficial do Garantido. Sua carreira no boi-bumbá começou no ano de 1996 com 8 anos de idade, quando foi considerado a revelação mirim do Caprichoso. Desde então foi apontado como futuro apresentador da agremiação. No decorrer dos anos continuou a apresentar a programação mirim denominada de Tarde Alegre no Curral Zeca Xibelão do Boi Azul e Branco, além de participar dos bois-mirins da cidade, onde também passou a cantar. Em 2000, com 12 anos, gravou o CD “Palavra Cantada” vinculado a nível nacional, representando o Amazonas com a toada “E outros quinhentos virão” do boi-mirim Garanchoso pertencente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 2001 se tornou locutor oficial do Boi-Bumbá Caprichoso, fato que lhe aproximou ainda mais da galera azul e branca, participando pela primeira vez do Bar do Boi e Bar do Boizinho como apresentador mirim em Manaus. Em 2005 com apenas 17 anos de idade se tornou apresentador oficial do Caprichoso, tendo notas máximas em seu item. No mesmo ano representou o Amazonas no ano do Brasil na França juntamente com os demais itens de Caprichoso e Garantido. O ano de 2006 foi marcado pela primeira aparição do artista a nível nacional no programa “Sabadaço” do apresentador Gilberto Barros, da Emissora Bandeirantes (BAND) levando o ritmo do Boi-Bumbá para todo país. Jr Paulain já esteve em vários centros do Brasil levando o nome de Parintins e do seu Boi Caprichoso como Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Santarém/PA, Macapá/AP e Salvador/ BA onde ao lado de seu irmão Israel cantaram com Daniella Mercury no ano de 2007. Além de abril deste ano de 2010 ter participado de um grande show dos bois de Parintins na Itália. Jr.Paulain é um dos artistas oficiais do Caprichoso e participa todos os anos dos eventos denominados “Boi Manaus” e “Carnaboi”. O apresentador do Boi Caprichoso depois de 2 anos frente a sua estréia no item conseguiu alcançar o tão sonhado título de BI- Campeão do festival com sua importante participação na arena do Bumbódromo nos anos de 2007 e 2008. Sua curta porém significativa carreira já lhe rendeu o apelido de “fenômeno” pela forma com que se apresenta no palco, além de sua precocidade, fato curioso em sua história. 
  • KLINGER ARAÚJO Começou sua vida artística no ano de 1986 em Parintins como radialista, atuando na Rádio Alvorada como DJ e locutor noticiarista dos jornais desta rádio. Veio para Manaus no final de 1986, ingressando rapidamente na Rádio Cidade Tropical. Depois o artista não parou mais. Trabalhou na Rádio Ajuricaba, Rádio Amazonas FM, Rádio Difusora, Rádio FM do Povo, Rádio Novidade FM. Atuou também como radialista em Belém e no Ceará. Em 1990 apresentou pela 1ª vez uma festa de Boi-Bumbá. Como gostava muito de cantar, ainda sem técnica nenhuma, foi convidado para cantar toadas de Boi-Bumbá, inicialmente no Boi Garantido, depois em 1994 no Caprichoso. Klínger Araújo nunca abandonou suas raízes caboclas e por isso começou a toadas do Caprichoso e Garantido. Muitas viagens para o exterior, apresentando-se em Las Vegas, Reino, Dallas, New Orleans, New York e muitas outras, sempre divulgando nossa cultura. Klinger Araújo tem 7 CD´s gravados e em fase de conclusão o 1º DVD de um artista de Boi-Bumbá. Esse é Klinger Araújo, irreverente, show man, caboclo, e muito orgulhoso de ter ajudado a tornar possível os sonhos de um povo que foi tocado por Deus na sua arte: Parintins. 
  • LEONARDO CASTELO Em Junho de 1998 Leonardo Castelo entrou para tocar violão em uma banda chamada Doce Tentação. No mês seguinte, foi colocado no posto de cantor pela própria banda depois de muita insistência, pois Leonardo na época com 21 anos, tímido, nunca havia pensado em liderar uma banda como cantor. Em 1999 foi convidado para cantar em um grupo de ritual, o Grupo Kuarup, onde ficou por aproximadamente um ano. Em 2001 Leonardo foi convidado para cantar na banda Kamayurá, neste mesmo ano participou pela 1ª vez do evento que comemora o aniversário da cidade de Manaus, o “Boi Manaus 2001”. Em 2002 recebeu o convite da banda Encanto Vermelho onde ficou até julho de 2003. Devido a uma cirurgia em seu joelho esquerdo, Leonardo Castelo foi obrigado a afastar-se por aproximadamente um ano, para recuperação da lesão sofrida. Já recuperado em 2004, Leonardo Castelo retorna à banda Kamayurá, onde pelo segundo ano participa do Boi Manaus. Logo após o evento, Leonardo Castelo decidiu seguir carreira solo. Com o apoio da família e de amigos Leonardo montou sua banda e começa a fazer shows. Em 2005, Leonardo foi chamado para cantar na Batucada do Boi Garantido, fazendo os ensaios técnicos. Neste mesmo ano participou de todos os Currais do Boi Garantido. Já como Artista Oficial do Boi Bumbá Garantido, é indicado pela Presidência para cantar pelo lado do Boi Garantido no CarnaBoi 2006. Ainda em 2007, Leonardo Castelo foi ao Rio de Janeiro para uma apresentação do Boi Garantido na Feira das Américas a ABAV 2007, juntamente com outros itens oficiais dos Bumbás Garantido e Caprichoso. Em novembro de 2007, Leonardo foi a São Paulo, para participar do Festival da Cidade de Arujá-SP. Faz também Shows no Aniversário da Cidade de Arujá desde 2007. Em 2008, participou de mais um Carnaboi. Em junho de 2010, Leonardo foi à África do Sul para fazer um Show na Cidade de Johannesburgo durante a “Copa do Mundo”, representando tanto os Bumbás. Fez também a Festa dos Visitantes no “Planeta Boi” em Parintins. Leonardo Castelo fará a gravação do seu 1º CD, que contará com a participação de músicos renomados de nosso estado. Contando sempre com o apoio de pessoas amigas para a realização deste grande projeto, espera sempre agradar, pois seu trabalho leva sempre em conta o respeito e o amor pela arte e pela cultura do nosso Amazonas. 
  • MARUJADA DE GUERRA Marujada de Guerra é o conjunto de ritmistas do Boi-Bumbá Caprichoso. É um patrimônio da nação azul e branco que leva este nome desde a chegada do boi Caprichoso a Parintins. Em meados da década de 70, Luiz Pereira tornou-se o novo dono do bumbá quando decidiu trazer o Caprichoso de barco da Comunidade do Aninga à Parintins. No desembarque, os ritmistas vestiam trajes em azul e branco que lembravam o uniforme de marujos. “Essa coisa de denominar a batucada do Caprichoso de Marujada de Guerra começou comigo.”, orgulha-se, trazendo para si a responsabilidade da criação do apelido por parte dos populares que assistiam. Claro que, assim como a própria origem do Caprichoso, existem outras versões que explicam o surgimento do nome Marujada. Dividida em dois núcleos, Manaus e Parintins, a Marujada de Guerra reúne uma diversidade social fabulosa envolvendo de pedreiros a empresários, bem como crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Marujada de Guerra se apresenta no curral do Boi-Bumbá Caprichoso Zeca Xibelão, em Parintins e no Bar do Boi, no Centro de Convenções, em Manaus, nos ensaios oficiais e em grandes eventos de ambas as cidades, em que sempre é convidada. 
  • P. A. CHAVES • PRINCE DO BOI O cantor Prince do Boi. Deu início em sua carreira se apresentando na banda “Mistura Brasileira”, também fez história em várias outras bandas tais como, Atrassamba e Sucessamba. Mais onde o sucesso decolou foi quando optou por cantar toadas de boi bumbá, com a banda “Tucandeira”. O cantor Prince do Boi fez e faz há quinze anos (15) sucesso defendendo o boi bumbá CAPRICHOSO, representado pelas cores azul e branca no Festival Folclórico de Parintins. Pelo seu jeito irreverente de ser, popularmente é conhecido como o “Pit Bull” do boi. Conhecido também por sempre fazer shows dançantes e animados, constantemente é convidado e contratado para representar o Amazonas em vários outros estados do Brasil. Por construir uma história de muito sucesso dentro do Boi bumbá CAPRICHOSO, no ano de 2007 foi convidado a ser oficialmente o Amo do Boi (conhecido por tirar versos na arena de Parintins – Bumbódromo). Animado e com um repertorio que não deixa ninguém parado. No mês de Outubro onde acontece a maior festa da cidade de Manaus e uma das melhores do estado do Amazonas, o BOI MANAUS. Seu trio elétrico é sempre um dos de maiores público. É um dos shows mais alegres e dançantes. De publico fiel sempre levando a sua musica e nossa cultura para todos dançarem e cantarem, essa é sua grande marca. Talvez por isso, nos ensaios oficiais do Boi CAPRICHOSO para Parintins, no sambódromo de Manaus conhecido na época como “Bar do boi todos os sábados seu publico foi sempre superior a 10mil pessoas por apresentação. Mais não para por ai, Prince do Boi tem um currículo grandioso. Pelo seu maravilhoso trabalho no Boi Caprichoso e por sua bela voz, hoje também tem uma fantástica história no mundo do samba. Defende como interprete oficial a dois anos as cores, verde e rosa da Escola de Samba Vitória Régia a maior e mais antiga da cidade. Nascida e criada no bairro da Praça 14 de Janeiro. 
  • RICARDO LYRA O “Chocolate Branco” como é mais conhecido no circuito do boi-bumbá, começou sua carreira em 96, como backing vocal de David Assayag. Em 97, o cantor se lançou em carreira solo, emplacando sucessos que até hoje são cantados pela galera, como “Quem manda aqui sou eu”, “Não venha me desafiar” e “Toque de Paixão”. Já gravou um cd e tem como característica a composição de músicas mais dançantes. É um dos artistas oficiais do Garantido e se apresenta nos currais realizados no período do Festival Folclórico de Parintins. 

  • RENATO FREITAS O cantor fez sua estréia como profissional no antigo Curral do Boi Garanhão, em 1994, com a Banda “Regional Verde e Branco”. Em seguida, em 1996, organizou a sua própria banda: “Renato Freitas e Banda Dekameron”. Em 1998, foi convidado para ser um dos cantores do Boi Caprichoso. Neste ano, representou o Amazonas na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – SP. Em 1999, assinou definitivamente contrato com o Boi Caprichoso, passando a ser um dos cantores oficiais a apoiar com sua voz na Arena do Bumbódromo, em Parintins. Ainda em 1999, Renato Freitas gravou seu primeiro CD ao Vivo no Centro de Convenções com a participação de mais de 40.000 pessoas. Em 2000 e 2001, foi o Levantador Oficial de Toadas do Boi Caprichoso. Foi à Alemanha, onde representou o Amazonas na Expor HANNOVER 2000, Feira Internacional anual. Em 2001, Renato Freitas participou da gravação do CD oficial do Boi Caprichoso. Em 2004, foi o Amo do Boi Caprichoso, além de ter participado da gravação do CD oficial. Desde 2006, defende o item Apresentador Oficial do Boi Garanhão de Manaus. Renato também faz apresentações no FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara e na Festa do Cupuaçu, de Presidente Figueiredo, com o tradicional “Desafio dos Bumbás Garantido e Caprichoso”. Há alguns anos, apresenta a Ciranda Ruy Araújo, no Festival Folclórico do Amazonas. Foi jurado do Festival de Toadas da MANAUSCULT, em 2009, representando os intérpretes de toadas de Boi-bumbá. Está sempre presente em eventos como: O Bar do Boi Caprichoso, Carnaboi, Boi Manaus, e Reveillon da Cidade. Seu maior objetivo é levar, com o profissionalismo, suas canções que retratam temas sempre presentes no cotidiano dos povos amazônicos, de maneira contagiante. “Cantar é minha grande paixão”, comenta Renato Freitas, jovem de poucas palavras e muita sonoridade na voz. • ROBSON JÚNIOR Nascido em Parintins começou sua carreira no ano de 1996, cantando em eventos de sua cidade. Aprimorou-se na música popular Brasileira, mas a sua grande paixão era o ritmo da Amazônia (a toada). No mesmo ano ingressou na Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido onde foi considerado a revelação do ano. Foi tão grande a repercussão, que a empresa chamada MKT6 situada em Manaus, formada por seis empresários, resolveu investir em sua carreira musical e trazê-lo à capital para que cantasse nos eventos da cidade. Em 1998 recebeu o convite da Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso para fazer parte de seu grupo de artistas e realizar um trabalho de cantar nas apresentações juntamente com seu levantador de toadas oficial da época. Com dedicação, talento e muita humildade que são qualidades que o mesmo preza até hoje, conquistou toda a massa azul e branca e o levou no ano de 2002 a se tornar o levantador oficial de toadas do boi, se tornando o levantador mais jovem da história do Festival de Parintins no qual permaneceu até o ano de 2004. Em 2005 recebeu o convite da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido para regressar a referida, no qual permanece até os dias de hoje. Além de cantor Robson Júnior também é compositor. Já se apresentou em vários estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, DF, Acre e em outros países como: França, EUA e Portugal e participou de programas televisivos de repercussão nacional. Atualmente Robson Júnior também participa de outros eventos folclóricos como: Festival de Fonte Boa (Levantador de toadas do Boi-Corajoso), Nova Olinda do Norte (Levantador de toadas do Boi - Corre Campo) e em Manaus (Levantador de toadas do Boi - Corre Campo). Priorizando sempre a humildade e com muita fé em Deus que é fortaleza de tudo e todos, esse é Robson Júnior. 
  • TONY MEDEIROS João Wellington de Medeiros Cursino, o Tony Medeiros é Amo oficial do Boi Bumbá Garantido desde 1996, quando substituiu João Batista Monteverde, filho do Mestre Lindolfo. Ele é figura parte do trio máximo da brincadeira do boi bumbá ao lado do boi Garantido e da Sinhazinha da Fazenda. Durante todo esse tempo, somente por dois anos Tony esteve ausente do festival folclórico, uma em 1998 quando se apresentou no Park dos Príncipes, primeiro por ocasião da copa do Mundo da França para cantar toada de Parintins aos nossos irmão franceses, e depois em 2002, quando por problemas pessoais com um ex-presidente foi afastado do posto. No ano seguinte Tony estava de volta a arena, ainda mais forte e mais empolgado, neste ano deu de presente a Nação Vermelha e Branca a toada “Boi de Pano” executada por encarnados e contrários pela letra forte. Com embasamento teórico da brincadeira de boi, Medeiros tem sintonia com os segmentos do bumbá e os itens individuais. “Ele é verdadeiro, fala o que quer, não esconde suas idéias, faz questão de dizer o que pensa e o mais importante de tudo: Tem um coração de torcedor, assim como eu e mais de um milhão de torcedores”.Compositor de mais de 100 toadas, algumas só e outras em parceria, Tony tem é um dos mais respeitados e consagrados ícones desse gênero no festival. “Ainda na audição percebemos que está toada é mais um sucesso que marcará o festival de Parintins e a apresentação do Garantido”, diz o compositor, músico e produtor do disco Paixão Fred Góes sobre a toada “Boi de Pano 2” de autoria de Tony Medeiros.O certo é que em 12 anos de disputa, Tony tem um perfil de causar inveja. Venceu 9 vezes e perdeu apenas 3. Durante esse tempo o contrário já teve que substituir 6 Amos, que vão de Machado a Prince do Boi, passando inclusive pelo próprio Edílson Santana que já sentiu o gostinho de ser derrotado por Tony na arena.  
  • TRIBO KAMAYURÁ A Banda Kamayurá surgiu de uma reunião de amigos que decidirão levar entretenimento cultural a toda região norte através do movimento do Boi Bumbar que é nosso ritmo, sendo registrado em 29/03/1996 a banda deu inicio a sua maratona de divulgação em todos os meios de comunicação, através de entrevista e shows desde então o grupo sempre vem se destacando por sua estrutura organizacional, pelo seu visual e por sua qualidade técnica de seus músicos, sendo um grande destaque na suas apresentações os rituais indígenas. A Banda vem se apresentando em eventos de grandes proporções na capital e interior do estado e outros estados como: Belém do Pará, Boa Vista Roraima, Porto Velho Rondônia, e tem participado há treze anos no maior evento da cidade de Manaus “Boi Manaus” que é o aniversario da cidade e também participa a três anos no Carnaboi, sempre realizando seus shows com dignidade e respeito por toda sociedade de Manaus. • TUÃN É artista de formação clássica em Piano e Sax pelo conservatório do IASP (Instituto Adventista de São Paulo). Retornou a Manaus e iniciou sua carreira artística no meio GOSPEL. A partir de 1990 organizou o movimento MARUJADA que é a alavancado para todos os movimentos folclóricos parintinenses em Manaus. Em 1992 começou a criação das coreografias para o Boi-Bumbá. Em 1994 foi contratado como o primeiro coreógrafo oficial do Boi-Bumbá Garantido. Em 1996, contratado para o Boi-Bumbá Caprichoso coordenou tribos, coreografias e organização sendo campeão neste ano. Em 1997 fez carreira-solo como vocalista e comanda a Banda Amazônica apresentando seu próprio show em toda Região Norte. Em 1998 foi contratado como artista da RECOFARMA (coca-cola) para apresentações nacionais e regionais. Em 1999 trabalha na produção e criação de músicas para um CD. Em 2001 foi a gravação pelo projeto Valores da Terra o CD TRIBAL, uma concepção dos movimentos músico-culturais da Amazônia. Em 2002 aconteceu o lançamento do CD TRIBAL em toda Região Norte. A partir de 2003, fez um novo trabalho com produção musical de ritmos brasileiros com um show chamado Viaja Brasil, que proporcionou atender eventos populares. Em 2004 renovou o repertório iniciando um trabalho de bailes e formaturas. No ano de 2008 foi gravação do primeiro DVD. Em 2009, a produção do segundo CD que será lançado no Boi Manaus 2010. 
  • SEBASTIÃO JUNIOR Sebastião Junior, 24 anos, exerce a função de musico, cantor e compositor desde os 13 anos de idade. Começou sua carreira como produtor musical no ano de 2002, produzindo o CD de uma das agremiações do Festival das Tribos de Juruti-Pará, a “Tribo Mundurukus”, o que ainda assume o posto até os dias de hoje. Participou do Festival de Folclore, na cidade de Passo Fundo-Rio Grande do Sul entre 14 países, representando o Estado do Amazonas com o ritmo dos Bumbás no ano de 2006. Também participou do Festival de Canção de Porto Trombetas, um dos mais conhecidos no Estado do Pará. Em 7 anos de participação, Sebastião Junior emplacou 3 anos em 2*Lugar e 1 ano em 1*Lugar, adquirindo varias premiações como; Melhor Arranjo, Aclamação Popular, Melhor Intérprete e outros, tendo a participação inédita da região com sua musica “Astro Rei” no CD Festivais do Brasil. No ano de 2010, Sebastião Junior foi escolhido para representar a galera vermelha e branca, com a função de ser o Levantador de Toadas do Boi Bumbá Garantido no Festival Folclórico de Parintins. Após sua apresentação no festival no mês de junho, a Associação lançou o 1*CD ao vivo em sua voz, contendo 12 toadas que fizeram parte do repertorio de apresentação na arena do Bumbódromo. Em 2011, a associação teve como projeto de início e inovador no Festival de Parintins, gravando um CD e DVD ao vivo com as toadas inéditas 2011 no curral Lindolfo Monteverde (cidade Garantido), na voz de Sebastião Junior. Além de sua função como levantador de toadas no festival de Parintins, Sebastião Junior segue sua carreira profissional interpretando MPB (Musica Popular Brasileira), em voz e violão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...