sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Amazonas é o primeiro lugar de incidência
de Câncer de Mama e Colo do Útero


A caboquinha Nejmi Aziz, primeira-dama do Amazonas, participou na manhã de hoje, sexta-feira, 30, do Abraço Humano Contra o Câncer no entorno do prédio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon). O evento, realizado pelo Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), reuniu centenas de pessoas que fizeram uma corrente humana pelo combate ao câncer que mais mata mulheres no Amazonas e também no Norte do país. 


Madrinha do Outubro Rosa no Amazonas, a primeira-dama salientou que o abraço representa um ato de ação diante de um problema de saúde pública que conta com total apoio do Governo do Estado na prevenção ao câncer de mama e colo do útero do qual o Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocupa o primeiro lugar de incidência em relação aos demais estados brasileiros. “Este é um momento de chamar atenção das mulheres acima de 40 anos a realizar o exame de mamografia. E usando o laço rosa cada mulher poderá sensibilizar a outra para esta prevenção”, disse a primeira-dama.

“Este é um momento de chamar atenção das mulheres acima de 40 anos
 a realizar o exame de mamografia”, disse a primeira-dama.

Nejmi aproveitou para reafirmar o compromisso do Governador Omar Aziz com a compra de mamógrafos para os municípios amazonenses, onde inicialmente a população de 12 municípios do Estado será beneficiada. “Já estamos com 12 mamógrafos em fase final de aquisição, logo, a partir do primeiro trimestre do ano que vem os equipamentos já estarão atendendo nas regiões mais extremas do Amazonas. Além disso, os mamógrafos que irão completar a cobertura total do exame de mamografia no estado, de acordo com o Governador Omar, já estão em processo de licitação”, informou a primeira-dama.

A partir do primeiro trimestre do ano que vem os equipamentos
já estarão atendendo nas regiões mais extremas do Amazonas
Seguindo a programação da abertura oficial do Outubro Rosa, Nejmi Aziz participará neste sábado às 16h da caminhada contra o câncer no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

A fora a intensificação das ações preventivas contra o câncer, a Fcecon mobiliza parcerias para colorir de rosa ambientes de acesso público. Este ano, além da iluminação do Teatro Amazonas, confirmado pela primeira-dama para o dia 4 de outubro, a Fcecon, o prédio do HEMOAM, da Assembléia Legislativa do Amazonas, Instituto da Mulher Dona Lindú, Arena Amadeu Teixeira também receberão luzes ornamentais na cor rosa. Municípios do interior do Amazonas como Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, Apuí, Borba, Coari, Maués, Parintins e São Gabriel da Cachoeira também apóiam o outubro rosa iluminando monumentos de suas cidades.

Estatística – De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), feita a cada dois anos, em 2011, 4.780 novos casos de câncer de tipos variados serão diagnosticados no Amazonas, exceto de pele. Desses, 54,2% atingirão as mulheres. No caso específico do câncer de mama, o órgão aponta 310 novos casos (12% do total entre o sexo feminino). Em todo o país o dado é ainda mais alarmante: 49.240 novos casos da doença. Já o câncer de útero deve acometer 560 mulheres no Estado e 18.430 no Brasil.

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, apresentando uma redução de 17,8% entre um ano e outro. O Setor de Estatística mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009 contra 248 no ano passado. A redução foi de 23,5%. Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205, redução de 6%.

Programação de atividades

Dia 4 – Às 18h, será feito o lançamento oficial simultâneo em Manaus, Parintins, Coari, Manacapuru, Maués e Tabatinga, e nas demais capitais brasileiras.

Dia 13 – Exames preventivos e palestras serão realizadas para as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus.

Dia 28 – Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama) para profissionais das UBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...