sábado, 5 de maio de 2012

Flagrantes, prisões e três homicídios
nesta noite-madrugada de sexta-feira


As polícias Civil e Militar atuaram fortemente na noite-madrugada de sexta-feira para sábado para conter a violência e a criminalidade em toda as zonas de Manaus. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a noite foi de trabalho intenso, principalmente no combate aos assaltantes e traficantes de droga. Pelo menos 20 pessoas foram presas até o amanhecer deste sábado. Três foram as vítimas de homicídio.


Segundo o secretário de Segurança Pública, as operações neste fim de semana têm efetivo reforçado pelos alunos-soldados da Polícia Militar para prevenir a ocorrência de crimes e dar uma resposta rápida na prisão de seus autores quando não for possível evitá-los. “Nossas polícias estão nas ruas para dar segurança ao cidadão. Infelizmente há casos que ocorrem em ambientes fechados ou têm origem passional que impedem nossa atuação. Mesmo assim, estamos pertos da população e queremos sua cumplicidade contra os criminosos”, disse Vital, que acrescenta que o disque 181 aguarda as denúncias.

Nas ações de rua desde o início da noite de sexta-feira, nada menos do que 605 veículos foram parados em blitze e abordagens da polícia, que também revistaram mais de 1.200 pessoas e 47 bares. Somando-se ao atendimento às ocorrências, 20 pessoas foram presas e 7 armas de fogo e dois veículos roubados foram recuperados pelos policiais. A atividade mais forte está concentrada na zona Leste, que se prepara para receber o programa Ronda no Bairro até o próximo mês, e conta com mais 600 policiais para as operações.

O secretário-adjunto do programa Ronda no Bairro, tenente-coronel PM Amadeu Soares, destacou os resultados das ações na zona Norte nos primeiros quatro dias de maio. Segundo ele, os resultados são bastante animadores e a expectativa de completar três meses de ação do programa (no próximo dia 16) com queda significativa dos índices de criminalidade é muito boa. “Nos homicídios, por exemplo, não tivemos nenhum caso neste início de fim de semana. Desde o dia primeiro temos apenas um, contra quatro no mesmo período do ano passado. Nenhum estupro e menos nove casos de roubo e furto (34 em 2011, contra 25 agora) foram registrados”, afirmou Amadeu.


Resumo da sexta para sábado

As ocorrências registradas no Ciops mostram o volume de trabalho que as polícias tiveram no início do fim de semana, principalmente a partir das 22h. Os principais destaques foram:

Roni William da Silva Sampaio, de 27 anos, foi preso por policiais da 9ª Cicom porque foi flagrado com 19 porções de drogas (maconha, oxi e cocaína) quando foi parado em uma blitz. Ele estava na companhia de outro homem e na garupa de uma motocicleta preta, NOX 3786, na avenida Cosme Ferreira, na zona Leste. Ambos foram levados para o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP).


Nonato Lopes dos Santos e Raylson de Andrade Martins, ambos de 19 anos, foram presos às 23h40 pela Polícia Militar por tráfico de droga. Eles foram flagrados em uma abordagem na rua Tipuana, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, com 43 trouxinhas de cocaína e dois tabletes de maconha, droga que comercializavam na área. A dupla foi levada para o 15º DIP.


A Rocam também retirou de circulação, à 0h30, Amarilson Alfaia de Castro, de 29 anos, que vendia drogas na rua 13 do bairro Alvorada 3, zona Centro-Oeste. Ele portava 13 pedras grandes e 4 porções de oxi e uma quantidade de cocaína, além de material usado para embalagem de droga, como fermento, balança, linha, tesoura e sacos plásticos. O suspeito foi levado para o 10º DIP.
Quase no mesmo momento, policiais da Rocam prendiam no 12º DIP cinco pessoas com vários objetos que haviam roubado de duas mulheres na rua Pires de Carvalho, bairro União, zona Centro-Sul. A quadrilha estava no Celta preto, NOK 8943, e ainda portava bolsa, sapatos, celular e R$ 100 das vítimas, e dois revólveres que usara no assalto.
Perto das 23h, na rua Alfazema, bairro João Paulo II, um adolescente de apenas 14 anos era apreendido em flagrante por policiais militares da 14ª Cicom, com um revólver calibre 32 nas mãos. O suspeito havia acabado de disparar dois tiros contra um cidadão, e foi levado para a Delegacia de Atos Infracionais.
Muito trabalho também teve a Rocam para evitar uma tragédia na rua Fortaleza, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, logo depois da meia-noite. Dois homens, armados de revólver, roubaram o celular de uma mulher na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona Sul, e foram perseguidos inicialmente por taxistas, que acionaram a linha emergencial exclusiva (Sertaxi) que possuem no Ciops quando os fugitivos efetuaram disparos contra os veículos, e logo uma guarnição da 16ª Cicom assumiu a ocorrência.
Na rua Fortaleza, a dupla tomou moradores de uma residência como reféns. O major PM Darcelo entrou em negociação com os assaltantes, que resolveram libertar os reféns e se entregaram à polícia. Com a arma, foram conduzidos ao 3º DIP.
Armados de revólver também foram presos à 1h15 três homens que viajavam em um táxi na avenida Grande Circular, no bairro Rio Piorini, zona Norte, quando o taxista avistou viaturas do Ronda no Bairro e deu sinal de luz. De imediato os policiais da 18ª Cicom fizeram a abordagem e revistaram o trio, que confessou que pretendia assaltar o taxista com o revólver calibre 38 que portava. Eles foram levados para o 15º DIP.
Já amanhecendo o sábado, uma guarnição do Ronda no Bairro também flagrou outro trio com armas de fogo. Trafegando em um Fiesta prata, JXF 9334, três homens foram abordados na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova, zona Norte. Durante a revista, a polícia encontrou no interior do veículo dois revólveres calibre 38 municiados, com numeração raspada. Consulta ao Tribunal de Justiça apontou que dois deles são presidiários do regime semi-aberto. O trio foi flagranteado no 6º DIP.

Assassinatos
O disque 190 do Centro Integrado de Operações (Ciops) foi acionado às 23h30 pelo Instituto Médico-Legal (IML), que comunicava a remoção do cadáver de Luiz Carlos Rodrigues Matias, 28 anos, internado no SPA do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Oeste, desde o início da noite, vítima de arma de fogo. Ele teria sido atingido na rua São Francisco, naquele bairro, em circunstâncias ainda não-esclarecidas.
Logo após as 5h desta manhã, um homem conhecido por  "Guga", Alan Costa Rodrigues 33, ex-presidiário era alvejado por vários tiros disparados por três pessoas, segundo testemunhas, em uma ocorrência na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, na zona Oeste. No mesmo instante, uma guarnição da 14ª Cicom, da Polícia Militar, encontrava na avenida Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, o corpo de um homem jogado na calçada, atingido por arma branca (faca), possivelmente vítima de homicídio. A Delegacia de Homicídios investiga a autoria dos assassinatos.


Informações da Ass. de Comunicação Social SSP/AM
Fotos: Pedro Braga Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...