quinta-feira, 31 de março de 2011

Antigo Balneário do Parque Dez


O balneário do Parque Dez foi estruturado para receber as famílias amazonenses em sua piscina natural, abastecida pelas águas límpidas do igarapé do Mindu, em vasta área verde, com zoológico e um restaurante para a satisfação gastronômica dos freqüentadores. 
O acesso ao balneário se dava pela rua Recife, que descia do bairro de Adrianópolis, em pista pavimentada de cimento, até o Parque Dez. Nas imediações, onde hoje está aberta a avenida Efigênio Sales, uma vereda, antigamente conhecida por V-8, levava a inúmeras chácaras, todas tendo ao fundo o igarapé do Mindu, formando banhos particulares. 
O bairro estava nos limites extremos de Manaus e, ao atravessar o igarapé, a floresta predominava em toda sua extensão. O local permaneceu por muito tempo como enorme área de lazer, onde os manauaras se refrescavam dos dias quentes e se esqueciam do mormaço econômico que insistia em medrar na capital do Amazonas.
Hoje só nos resta contemplar essas fotos do que um dia foi o Balneário do Parque Dez.
Bons tempos.

Um comentário:

  1. Meu amigo, em 1950 eu e meu pai nos banhamos nesse pedaço de paraiso; hoje ao organizar meu arquivo pessoal e buscar fotos do Pque Dez venho a saber que ele não mais existe...É o progresso que não desejamos para nosso sucessores.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...