quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nejmi Aziz recebe o título de Cidadã do Amazonas

Emocionada Nejmi faz seu discurso
A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, recebeu na manhã desta quarta-feira, 7 de dezembro, o título de Cidadã do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Em um evento concorrido, que obrigou o cerimonial da ALE a dividir o público entre o plenário e auditório da casa, a solidariedade e envolvimento da primeira-dama nos projetos sociais do governo nortearam os discursos durante a cerimônia, que teve entre os convidados a atriz Susana Vieira e o promoter David Brazil, além dos familiares de Nejmi e do governador Omar Aziz.


Presidente da CMM e prefeito de Manaus prestigiam o evento

Este é o quarto título concedido à primeira-dama no Amazonas, que também já recebeu as comendas de Cidadã de Manaus, de Itacoatiara e de Borba, concedidos pelas câmaras municipais dos respectivos municípios. A homenagem na ALE-AM é de autoria do presidente da casa, o deputado Ricardo Nicolau, justificada pelos relevantes serviços prestados pela primeira-dama na área social. Além de presidir o FPS, órgão do Governo do Estado responsável por financiar projetos de inclusão social e de geração de emprego e renda, Nejmi Aziz também participa voluntariamente de dezenas de campanhas sociais.

Momentos de carinho com o esposo
“De tudo que falaram de Nejmi, a coisa mais bonita é a solidariedade que ela tem com as pessoas”, disse o governador Omar Aziz, que declarou sentir-se orgulhoso pela homenagem concedida à esposa. “A gente não escolhe lugar para nascer, mas escolhe para morar e ela escolheu o Amazonas não só para morar, mas ter seus filhos, construir uma família e, graças a Deus, tem me ajudado bastante, principalmente na área social, atuando ao lado das minorias”.

Segundo o governador, Nejmi representa bem o sentimento de solidariedade, defendendo a máxima de que a união de forças permite que se possa ajudar melhor as pessoas. “Ela tem contribuído bastante, com a sensibilidade diferenciada que tem como mulher, tanto é que à frente do FPS tem sido criteriosa, para que a gente possa ajudar realmente a quem necessita”.

Entre as grandes campanhas capitaneadas pela primeira-dama está o Natal Solidário, que pretende arrecadar junto aos empresários da indústria e do comércio mais de 450 mil brinquedos para distribuir às crianças necessitadas.

As cabocas amigas Francisca do Vale e Nejmi Aziz

Emoção – Visivelmente emocionada, a homenageada não conseguiu segurar as lágrimas. “Para mim é uma alegria e um orgulho muito grande receber o título de Cidadã Amazonense. Já era de coração, agora sou de fato e de direito”, afirmou a primeira-dama, que é paranaense e mora há 17 anos em Manaus, dos quais pelo menos 15 atuando na causa social. “Sempre me senti uma cidadã amazonense e, por ter este sentimento, sempre acreditei que tinha a obrigação de contribuir para o crescimento Estado, incentivando a promoção social e a solidariedade, trabalhando ao lado do governador Omar para criar oportunidades aos amazonenses e lutando pela concretização da justiça social”.

Segundo ela, a medalha lhe motiva ainda mais a manter seu compromisso com o povo. “Continuarei sempre trabalhando, para que nossos programas de governo sejam um motivo de alegria, para que os cidadãos que aqui vivem possam ter acesso a oportunidades na área social, educacional, saúde, segurança, meio ambiente e tudo que gere desenvolvimento e inclusão social”, destacou, antecipando que em 2012 novos projetos sociais serão lançados.

Caboca Chica do Vale e o governador do Amazonas

Chica do Vale em seu momento fã com a atriz Suzana Vieira
Nejmi Aziz iniciou o trabalho voluntariado no Abrigo Moacyr Alves, há cerca de 15 anos. Como primeira-dama do Amazonas, ela teve a oportunidade de ampliar sua atuação. Hoje, ela conduz o FPS e atua diretamente em 110 instituições conveniadas com o Governo do Estado na capital e no interior. Tem sido uma colaboradora incansável do governador Omar Aziz, participando e ouvindo a comunidade, visitando escolas e incentivando os programas de assistência social, saúde, educação e meio ambiente. 

Também tem estado na linha de frente das campanhas de governo, contra a violência doméstica e a exploração sexual infantil, de combate às drogas, à exploração do trabalho infantil, em favor da doação de órgãos, do aleitamento materno e segurança no trânsito, entre outras.

Reconhecimento – Além do título de cidadã amazonense, Nejmi também foi condecorada com a Medalha Zany dos Reis, da Câmara Municipal de Manaus, Medalha Tiradentes, Medalha do Mérito Policial Militar, título de Mulher do Ano de 2010, concedido pelo jornal A Crítica, entre outros. 

Nejmi Jomaa Abdel Aziz nasceu em Foz do Iguaçú, Paraná, no dia primeiro de maio de 1970. É filha de Mohamad e Ester Jomaa. 
Desde 1994 escolheu o Amazonas como sua morada, terra em que formou sua família e construiu a carreira profissional. É casada com o governador do Amazonas, Omar José Abdel Aziz e mãe de Emjen, Enzo e Johara.

Fotos: Caboco Grosso

3 comentários:

  1. Parabéns a matéria está linda ótima e nossa dama Nejmi Aziz de parabéns por mais esta homenagem merecida! *_____________*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a matéria e a nossa querida 1a Dama Nejmi Aziz, homanagem justa e mais que merecida. :)

    ResponderExcluir
  3. A emoção tomou conta de todos nesse dia!! a dama estava linda e mereceu demais esse título! Chorei o tempo inteiro emocionada!! Ammmmooooooo Nejmi Aziz!!!! \o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...