O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), oferecerá para o ano que vem 400 bolsas de cursos profissionalizantes a jovens e adolescentes do Programa Estadual Galera Nota Dez. O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira, 2 de dezembro, durante a cerimônia de formação de 30 jovens profissionais do programa.
A entrega dos certificados de soldador, carpinteiro e cabeleireiro foi feita pela primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz, que, na oportunidade, sugeriu que a Setrab articule vagas de trabalho para os jovens certificados.
“Além da qualificação profissional é importante que esses jovens sejam encaminhados para propostas de emprego. Com o jovem empregado, ele está livre do caminho das drogas e da marginalidade, além de ele poder ajudar sua própria família”, declarou Nejmi Aziz.
Atendendo à recomendação da primeira-dama, a titular da Setrab, Iranildes Caldas, confirmou o encaminhamento dos jovens profissionais ao mercado de trabalho para a próxima segunda-feira, dia 5. “Toda a documentação desses jovens será encaminhada para vagas de emprego, onde provavelmente eles serão aceitos”, disse a secretária, ao destacar que a área de formação está em alta. “Os cursos profissionalizantes foram definidos neste ano pensando exatamente na necessidade do mercado de trabalho”, reforçou.
Para 2012, a secretária acrescentou que os cursos deverão explorar o aquecimento do mercado para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos oferecer cursos de idiomas, pedreiro de acabamento, atendente, cozinheiro e outros tantos conforme a necessidade do mercado de trabalho”.
Programa restitui cidadania – Neste ano, o Galera Nota Dez comemorou dez anos de existência. O programa foi criado na época que o atual governador, Omar Aziz, ainda era secretário de Segurança Pública, com o objetivo de, através de atividades esportivas, artísticas, culturais e socioeducativas, dar solução ao problema da criminalidade na cidade de Manaus.
Focado principalmente no público juvenil em situação de risco social e pessoal, o Galera Nota Dez já atendeu 80 mil jovens e adolescentes dos sete aos dezoito anos de idade. De acordo com o coordenador geral do programa, Hefrânio Maia, o mecanismo tem ajudado a tirar muitos jovens das drogas e das ruas.
“O programa Galera Nota Dez funciona como uma UTI da sociedade, onde o jovem nos é encaminhado quando nenhum outro programa de âmbito municipal ou federal surtiu efeito”, avaliou o coordenador.
Fotos: Foto Herick Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário