sexta-feira, 15 de julho de 2011

Portal de notícias entrevista o Caboco Grosso em Parintins


Uma volta de ‘rabeta’ pela orla da Ilha Tupinambarana, Parintins, esbarramos com uma figura, das mais seguidas hoje no microblogger Twitter. Com aparência de rabugento e que tentava desesperadamente sair de uma embarcação antiga, coberta com palhas que mais aparecia uma alegoria de um dos bumbás de Parintins. A equipe de reportagem do Portal Flagrante, que não é besta nem nada, vendo a dificuldade daquele senhor tentando se desprender dos galhos, canaranas e murerus na beira do rio aproveitou para dar uma ajudinha em troca de uma entrevista exclusiva.
Para nossa surpresa, embora tenha o sobrenome “Grosso”, o velho aceitou de imediato a tão sonhada entrevista exclusiva por parte de vários órgãos de comunicação, que tanto ouvem falar desse ‘velho’, mas que, fora da internet, dificilmente conseguem localizá-lo. Veja a integra da entrevista:

Portal Flagrante: Como foi a sua transição da velha máquina de datilografar para o computador e como o senhor passou a usar essa moderna ferramenta, inclusive um twitter e conquistou o público internauta, com essa aparência de velho grosso e rabugento?
Caboco Grosso: Caboco ... antes eu usava uma velha máquina porruda da marca Olivetti, de datilografar, mas o meu filho trouxe um notebook e me mostrou essas coisas modernas. Sofri que nem um jumento pra aprender a mexer nesse negócio de Twitter, mas consegui. Agora sou um internauta ´muderno´. Quanto a aparência de velho, sou feio assim mesmo como você está vendo(rindo). 

Portal Flagrante: E quem primeiro começou a seguí-lo? 
Caboclo Grosso: Me ´alembro´ bem da primeira cabocada a me seguir, que foram as cabocas jornalistas Hermengarda Junqueira @mengaj, Festa Anos80 @FestaAnos80, Jacira Oliveira @jacira_oliveira, Ana Antony @anaantony, Chica do Vale @chicaduval e os cabocos Robson franco @robsonfranco_, Marcelo Vasconcelos @marcelojor88, Paulo Castro @paulocastroam , entre outros que não me ´alembro´ agora.

Portal Flagrante: O seu Twitter, além de um dos mais acessados, é seguido por personalidades e políticos, entre eles, a primeira dama Nejmi Aziz. Fale um pouco sobre isso? 
Caboco Grosso: Caboco, acho que seja o meu jeito de escrever e postar histórias e fotos de locais antigos de Manaus. Meu linguajar e as piadas que conto, caíram no gosto da cabocada e que me lavaram ao trending topics num dia desse ai, como o @ mais comentado em Manaus. O ex-senador Arthur Neto, o deputado estadual Marcelo Ramos e a vereador Glória Carrate, me seguem, além de prefeitos do interior. 

Portal Flagrante: O que mais o senhor posta, qual a sua opinião sobre política local, uma vez que o senhor é um caboco das carrancas desse imenso Amazonas? 
Caboco Grosso: Não costumo comentar política, apesar de ler e acompanhar a história política desse estado e do Brasil há bastante tempo. Toda vez que tento fazer algum comentário, algumas pessoas ficam ´amuadas´ e começam a confundir, achando que o perfil do meu twitter é um fake comprado, mas não tem nada disso, falo o que penso, prefiro não criar polêmicas. Tanto, que a primeira dama, @nejmiaziz, permite que eu a trate como as outras pessoas que me segue, ou seja, de ‘caboca’. Essa atenção da primeira-dama me fez aumentar bastante o número dos meus seguidores, pois ela é uma figura bastante atuante no Twitter Amazonense. 

Portal Flagrante: To vendo que o senhor, apesar de ter essa cara carrancuda e estar matando carapanã a toda hora aqui no barco, trata as pessoas com bastante carinho e respeito. Isso parece conflitar com o nome do seu perfil, @cabocogrosso? 
Caboco Grosso: Sim caboco, mas acho que é porque tenho reservado um bom tempo, para dar boas vindas e atenção aos meus seguidores. Embora minha cara seja feia, não quer dizer que tenha que ser grosso com as pessoas. 

Portal Flagrante: Esse vocabulário caboquês, peculiar que tanto agrada aos seus seguidores?
Caboco Grosso: Nasci em Manaus, na Praça 14 de Janeiro, mas passei a maior parte da minha vida no interior, numa localidade chamada Curari, próximo do Furo da Onça e da Boca do Jacaré. Lá todos falam assim. O importante é que quase todo mundo entende. 

Portal Flagrante: Mas esse vocabulário não confunde um pouco as pessoas, principalmente aquelas que não nasceram em Manaus? 
Caboco Grosso: Sim, a cabocada pergunta de mim, por exemplo, o que é ‘curriola’’. Nada mais é que um grupo, galera ou uma turma amigos. Gente de fora, de outros Estados e até outros países que me seguem através do meu blog www.cabocogrosso.blogspot.com, são os que mais perguntam os significados da palavras que uso. Acho que desse jeito, estou ajudando a divulgar o linguajar caboquês pro resto do país e pro mundo. 

Portal Flagrante: Temos ouvido falar muito do seu estilo musical, qual é esse estilo que tanto os internautas falam?. 
Caboco Grosso: Minhas ‘modinhas’ são das antigas e vai buscar desde Pinduca, Nunes Filho, passando por Chico da Silva, Teixeira de Manaus e Abílio Farias entre outras. 

Portal Flagrante: Fale um pouco do seu estilo pessoal. Acreditamos que os seus seguidores têm a curiosidade de saber que roupa o senhor usa, qual o seu perfume. O senhor tem uma mulher, uma companheira, qual o seu signo, quantos anos realmente tem, quantos filhos, qual seu prato predileto? 
Caboco Grosso: Sou dos velhos tempos, não uso esses perfumes dessa tal de Natura, de Avon, gosto mesmo é do meu antigo extrato Bondstreet, da minha Minâncora, do meu Leite de Colônia, da minha brilhantina Glostora no cabelo. Meu estilo de vestir é esse que você vê, calça de tecido super pitex 1504, camisa de linho, sapato de couro Motinha, que eu mesmo encero. Sou viúvo, moro com meu filho e netos e minha comida é o velho e bom Jaraqui frito, com ova, farinha do Uarini e uma boa pimenta tucupi. Minha bebida era a velha e boa cachaça Cocal, para os meus filhos, sempre gostei de comprar refrigerante Mirinda, Magistral ou o velho o guaraná Andrade. Quando o dinheiro tava curto, comprava o ‘quissuqui’ (ki-suco) de groselha. 

Portal Flagrante: Falamos de várias coisas, mas íamos esquecendo de um detalhe muito importante. O senhor está em Parintins para ver o Festival e o que mais mesmo em Caboco? 
Caboco Grosso: Tenho de estar onde os meus seguidores estão. Também estou gostando de ver a caboquinhas, as cunhãs a toda hora nas ruas, me chamando de ‘vozinho’. Já bati vários ´retratos´ (fotografias) que serão postadas no meu blog daqui a pouco. 

Portal Flagrante: Para fechar. Qual o seu boi preferido? 
Caboco Grosso: Sou Garantido assumido caboco, perdendo ou ganhando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...