A recuperação pelas polícias Civil e Militar de veículos roubados e furtados em Manaus nos três primeiros meses de 2012 cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações divulgadas hoje pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De janeiro a março, 486 automóveis e motocicletas foram localizados e devolvidos aos seus proprietários, contra 441 no mesmo período do ano passado.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a Secretaria de Inteligência aponta que muitos carros roubados ou furtados em Manaus são usados em assaltos e depois abandonados em áreas remotas da cidade. Há também casos em que a polícia recupera veículos em outros municípios do Estado e até mesmo em cidades do Pará e Roraima que fazem divisa com o Amazonas. “Geralmente, são vendidos a preço baixo e embarcados em portos clandestinos no interior”, afirmou.
Vital disse ainda que a SSP trabalha para evitar as ocorrências de roubo e furto de veículos, mas quando isso não é possível a polícia faz todo o esforço necessário para recuperar o bem patrimonial do cidadão. “Já realizamos várias operações em 2011 e continuamos atuando para impedir esse tipo de crime. É importante que o cidadão registre um boletim de ocorrência (BO) quando for vítima de bandidos porque usamos seus contatos para acioná-lo na devolução do carro”, disse.
O secretário orienta o cidadão para que adote dois procedimentos imediatos se tiver seu veículo roubado: ligar para o 190 da polícia e registrar um BO em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). “Isso é importante porque na hora em que o Ciops toma conhecimento da ocorrência, essa informação é jogada nas redes-rádio da polícia e do Sertaxi (taxistas) e na central das câmeras. Assim, já recuperamos muitos veículos rapidamente”, disse Vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário